LET MY CHILDREN HEAR MUSIC

Desde novo tinha o costume de ouvir blues/jazz e sempre achei algo fora do comum porém nunca fui a fundo conhecer os grandes "mestres", achava suficiente conhecer um ou outro, ver bandas ao vivo tocando composições que eu achava incrivel mas não me importava em saber quem tinha feito.
Dia desses resolvi tirar parte desse atraso(tá, foi bem por acaso) e baixei o cd que intitula esse post e de autoria do sr da foto acima, também conhecido como Charles Mingus. Achei bastante interessante e me senti culpado de não ter ido atrás dessas coisas antes, tendo em vista que sempre via referências à ele e a outros compositores(Charlie Park e Bud Powell, por ex.) em diversos filmes que gosto.
Pesquisando um pouco sobre a vida desse, que é considerado um dos maiores compositores do século passado, pude ver que ele era uma otima pessoa além de grande músico, atuando na defesa do povo negro e sua postura contra os excessos de outros músicos da época, como Charlie Park. Mas voltando a música que é o que importa...
Mingus tinha uma habilidade única de juntar grandes músicos e conseguir tirar o máximo de cada um deles, e isso realmente impressiona. Pra quem, como eu, tem que lidar quase sempre com músicos sabe como é um povo "dificil" de conviver, logo Charles Mingus é rei!
Se tiver de bobeira, procure pelas obras dele, vale muito a pena.
Como eu sei que as pessoas têm preguiça porque eu tb tenho, segue a parte 1 de um incrivel album ao vivo do mestre Mingus: Charles Mingus Sextet With Eric Dolphy - Cornell 1964*, cuja capa se encontra aqui embaixo:

Rating: 8.9 pelo Pitchfork.

*link kibado na cara dura do Lúcio Papeiro - Sensata.

Nenhum comentário: