Gugu Goes to Germany

Nosso amigo Gugu está indo para Alemanha morar lá.


Ele é esperto e nós somos burros. Ou ele tem coragem e somos todos medrosos.

Ou alguma combinação dessas.

Enfim... eu espero ir pra lá quando me formar, mas não é sobre isso o post.

Já que ele vai pra lá, resolvi procurar no google por coisas "diferentes" de lá.

Por incrível que pareça, para assistir a televisão e ouvir rádio na Alemanha é necessário pagar um taxa, em alemão "Rundfunkgebühr". Esta taxa é cobrada por uma empresa chamada GEZ, que controla principalmente quem não paga a taxa. Eles têm acesso ao registro de moradores da cidade e controlam assim quem acabou de se mudar para um edifício. Os empregados desta firma vão de porta em porta, para saber se as pessoas têm televisão e pagam a taxa. A taxa mensal atualmente é em torno de 16 Euros.

Mas por quê se deve pagar essa taxa?

Esta taxa existe desde 1923 e é a fonte para financiamento das TV estatais, como ARD e ZDF, além de projetos como as TVs ARTE, KI.KA e PHOENIX. Desta forma, é possível assistir a filmes nestes canais sem interrupção para propaganda.

Sentiu saudades da comidinha brazuca? Só ir nesse site aqui ó e pedir um bom feijão preto. ;)

Pensou em Alemanha, pensou em cerveja, certo?

Cerca de 80 por cento da população adulta da Alemanha aprecia uma boa cervejinha. Eles podem escolher entre cinco mil marcas diferentes, produzidas por 1.270 cervejarias, um verdadeiro recorde mundial.

E no entanto, o consumo de cerveja está diminuindo progressivamente, de 133 litros em 1994 para 114 litros por pessoa, atualmente. Em compensação, o movimento do bem-estar total provocou, dentre outras coisas, um boom da água mineral: nos últimos 30 anos, o consumo de água mineral na Alemanha cresceu dez vezes. Hoje o consumo é de 130 litros por pessoa por ano e os alemães se encontram na vanguarda mundial. Mais de 500 tipos de água mineral jorram de 239 fontes em todo o país.

Já a Sociedade Alemã:

Quase 83 milhões de pessoas vivem na Alemanha, que é de longe o país mais populoso da União Européia. A Alemanha é um país moderno e cosmopolita. Sua sociedade é caracterizada por um pluralismo de estilos de vida e pela diversidade etnocultural. As formas de convivência tornaram-se mais diversificadas, as liberdades individuais cresceram. A distribuição tradicional dos papéis sociais entre os sexos tornou-se menos rígida. Apesar das transformações sociais, a família é ainda o mais importante grupo de referência social e os jovens mantêm um relacionamento estreito com os pais.

Família... isso ainda existe?

Lá, ao contrário daqui, os idosos, cerca de um quarto da população, são muito bem tratados, sendo o seguro-aposentadoria obrigatório pilar principal dos rendimentos na velhice.

Eles moram próximos dos filhos e mantêm contato constante com os mesmos. A maioria dos “jovens idosos”, com menos de 75 a 80 anos, gozam de saúde suficiente para levar uma vida independente, com novos objetivos, e preencher o tempo livre com atividades de lazer.

Aprende, Lula, aprende...

4 comentários:

Anônimo disse...

o gugu tem é dinheiro. por isso ele vai morar por lá e nós não.
eu também sempre quis ir para a Alemanha. sonho quase tão secreto quanto ir para Paris.
não sabia de todas essas curiosidades mirabolantes. aliás, sabia que europeus eram esquisitos e chiques. agora também sei que vão acabar com a reserva de H2O desse nosso mundo, vasto mundo.
sabia sim, que os japoneses possuem um relacionamento bacana com seus idosos. e estou contente em saber que em outra parte do mundo funciona assim também. mas parando para pensar, o percentual de pessoas mais velhas na eupora como um todo é bem grande.
só um palpite do porque além da cultura, civilidade e governo eles se dão tão bem no assunto.
falei de mais? rs.

Anônimo disse...

01. quando eu era mais nova (uns 14 anos) paguei mais de 50$ num CD duplo do silverchair. se arrependimento matasse... hahahah
02. nerds são convencidos e monopolizam o poder! rs.
03. eu não entendo de computador. vai ver é por isso que fico tão empolgada quando consigo saber algo sozinha.
04. acho que minha mãe vai chamar um cara para arrumar a máquina. o cd do w98 sumiu total por aqui.
05. meu pc precisa ir é pro lixo.
06. não tenho contador de visitas. tenho preguiça de colocar. na verdade, meu blog foi feito de um modo que ninguém precise ler e ao mesmo tempo o mundo todo veja...
07. sou maníaca por cinema. tirei esse filme da revista BRAVO! especial que saiu esse mês com 100 filmes bacanas.

Anônimo disse...

ah, eu adoro a lucy... ela é meu quase-alter-ego. cof, cof.

mas sabe, eu também nem gosto muito de XP não... de windows, na verdade.

eu quero ver o filme do rato! mas quando fui comprar o bilhete a peste da mulher da bilheteria (burra) não aceitou a carteira de estudante internacional. affe!
de novo: não quero ver transformers.
:p

eu achei os mangás meio que... sem querer querendo. a real é que procurava algo do Linus e caiu nessa fofura da sally. amo. amo. amo.

Anônimo disse...

é que a foto tem haver com o poema. troquei por isso.
;)