E depois vem me dizer em popularizar a internet...

Eu tenho contato com a internet desde os tempos do dial-up da falecida escelsanet, um dos primeiros provedores da pacata provincia onde moro.
Devido a contatos do meu pai, sempre tivemos acesso as tecnologias fornecidas por essa empresa, sempre com descontos "generosos"...
Mas eu posso me considerar sortudo, pois essa não é a realidade da maioria da população brasileira.

De acordo com o Oráculo(tá, isso é algo que sempre soube, meus amigos gringos de "jogatina" online sempre me falaram isso para minha total tristeza), o Brasil tem um dos serviços de banda larga mais caro do planeta.
Tem noção do que é isso?
Irei colocar em números para ficar mais claro:
No Japão, o Yahoo! vende link de 1mbps por miseros R$1,81/mês.
É, você leu bem: UM REAL E OITENTA E UM CENTAVOS ao mês.
No outro extremo, temos Manaus, com sua bela zona franca exalando "tecnologia", de onde vem a maioria dos produtos eletronicos(incluindo computadores) "fabricados" no Brasil.
Agora tente imaginar quanto é o mesmo serviço lá.
Vai, tente...
Pode dizer que chutou algo em torno de 100 reais.
É, eu também imaginava isso, mas eu errei, e feio.
São simplorios R$ 716,50/mês. Baratinho, né?

Agora você pode dizer: ah... lá só tem indio, etc etc...
Tá, vamos ver em Brasilia, terra dos poderosos: R$ 239,90.
Mas lá eles têm dinheiro, roubam dos pobres...
Okay, concordo.
Vamos pegar então, São Paulo, maior cidade do país e(teoricamente) mais "evoluida".
A NET cobra R$ 39,95 por um Mbps e, pela Telefônica, a oferta da mesma velocidade custa R$ 159,80.

Baratinho, né?
E a culpa é de quem?
Eu diria da falta de concorrência no mercado...
E você?

3 comentários:

Rafael Porto disse...

Putz, que post excelente!
=D

Rapaz, agora você me fez pensar..
¬¬

Pí Ême. disse...

Bem, err.. hum.
Sei lá.
Acho que só nos resta lamentar a falta de dinheiro.
E só.

E agradecer por a gente ter dinheiro pra outras coisas tão mais importantes, né mesmo?
Que muita gente por aí não tem direito nem a isso.
=/

Lucas BiM disse...

Isso me lembrou a época que eu tinha o k6 e tinha que esperar até de madrugada pra conectar...

Tinha uns 50mp3 no pc com o HD master dele de 8gb e que caia a conexão se deixasse o winamp e a internet conectada...

ai ai...