burocracia me irrita! >.<

Como já disse anteriormente, trabalho num órgão público e sempre acontecem coisas inusitadas por acá, que nem sempre eu lembro de anotar e contar para os srs rirem.

No atual momento, estou me dedicando ao trabalho burocrático(meu chefe tem um pavor dessas coisas e eu entendo muito bem o porque), mais precisamente a fazer solicitação de compras para 2007/2.
É uma burocracia sem fim: você tem que preencher um formulário com o que quer comprar com uma justificativa plausivel para as compras e explicando detalhadamente o que quer comprar, sendo que a explicação não pode conter nenhuma marca pois isso invalida o processo(e algum louco pode querer me acusar de favorecimento... se eu fosse o Renan eu não me importaria com isso, mas sou um mero mortal, logo me preocupo).

Após isso, você tem que cotar um orçamento numa empresa qualquer e anexá-lo ao processo.
Agora vem o pior:
Submeter o processo para o Diretor Administrativo/Financeiro(aka: José Dirceu) aprovar.
E nisto pode ter certeza: ele irá rabiscar o processo todo, modificar o texto e questionar tudo(a não ser que sejam aquelas impressoras multifuncionais para a sala dele... :x).
Algumas vezes você tem que refazer a proposta 3, 4 vezes até que ele goste.

Com a assinatura e o garimbo do chefe, a proposta segue para o setor que efetivamente faz as compras.
Você logo pensa: "ufa, agora não preciso mais me preocupar com isso".
Eu digo: "tá enganado, filhinho".
Eles checam toda a história da empresa a qual você pediu orçamento e se houver um probleminha sequer, adios, e vá refazer tudo. :/

Um saco, não?
Mas pra minha sorte, os caras desse setor são muito bondosos e me explicaram como vasculhar a vida dessas empresas para que eu não precise refazer tendo em vista que só colocaria empresas sérias e responsáveis.

E é justamente aqui o ponto que eu realmente queria chegar.
Por que toda empresa de informática é picareta?

A Hi-Lixo, por exemplo, tem os "melhores" preços do mercado(e só o tem pois ninguém sabe ao certo de onde vem os produtos e se realmente são de boa qualidade, além da prática de cartel, mas isso eu prefiro nem falar. :x) porém não conheço UM cliente 100% satisfeito com o serviço deles.
Eu mesmo nesse processo de licitação primeiro procurei eles, devido ao fato de ter atendimento via web e outras facilidades que a principio pareciam agilizar o processo e a burocracia.
Mera ilusão.
Faz mais de uma semana que pedi um orçamento e até agora nada.
Mas também, de que iria adiantar se eles estão irregular com a Prefeitura e com a Receita?
Deve ser por isso(não pagar impostos) que o preço deles é mais baixo. ;)

Mas não vamos nos ater somente a Hi-BigPieceOfShit... vamos pegar uma empresa mais conceituada, com bom atendimento, etc etc, a Micro Xique(representante Mac no Espírito Santo), por exemplo.
Tem um atendimento pra lá de excelente, o sr. André(que normalmente me atende lá) sempre me responde em menos de 2hrs(olha que eu sou um ser impaciente) e está sempre disposto a esclarecer minhas dúvidas/correr atras de produtos.
O único porém são os preços, meio salgados. :/
Mas eles também, para a minha surpresa, estão irregulares.
Logo eles, que eu julgava serem honestos...

Por que?
Eu penso em três possibilidades:
  1. É muito dificil ter uma empresa legalizada no Brasil.
  2. Aproveitar-se de "leiguice" do público geral em relação a informática.
  3. Ser desonesto por natureza.
O jeito mesmo é comprar as peças no Mercado Livre e montar o próprio pc a preço de banana.
Pena que aqui no trabalho isso não é possível e teremos que ficar na mão desses mercenários desonestos. :/

p.s.1: eu ainda não consegui terminar todos os orçamentos para 2007/2 devido a enrolação por parte de algumas empresas.
p.s.2: descobri uma empresa supimpa de informática, a Action, que é regularizada em todos os órgãos possíveis, tem preços competitivos e um super atendimento.

Nenhum comentário: