Você confia na Microsoft?

Quem nunca estava calmamente usando o seu Windows e uma tela azul surge do nada, com números e frases totalmente sem sentido(mesmo para mim, tendo "conhecimentos básicos" de Assembly e Computação, não consigo entender direito), e você simplesmente perde o que estava fazendo e é obrigado a reiniciar o PC(quando ele reiniciava, né?), levante a mão?

Como eu pensei, ninguém deve ter levantado a mão. Então lá vai mais uma pergunta: você confia na Microsoft(MS)? Antes de responder, leia atentamente o que eu tenho a dizer(caso você seja um pró-windows xiita, favor pressionar alt+f4 agora). Irei começar por fatos mais recentes, como o de hoje(16 de março de 2007) em que o mundo todo(sim, só procurar no Technorati e ver que usuários no mundo INTEIRO reclamaram disso) teve dificuldades de conectar-se ao MSN(aka: Windows Live Messenger).
De manhã cedo, tive dificuldades de conectar, pensei que fosse algo normal ou da minha conexão mesmo(as vezes acontece isso, vai entender...), mas depois de um tempo consegui entrar. Após o almoço, também demorou pra logar e bem mais à noite(lá pelas 23hrs) ele ainda estava com problemas.
Pois bem... você confia numa empresa que deixa o seu serviço "dando pau" o dia inteiro? Se fosse uma empresa digna, pelo menos uma nota explicativa teria dado ao público, mas nada(alguém me corrija se eu estiver errado).

Para quem ainda não conhece, existe uma propaganda da Mac chamada: "I'm a Mac, I'm a PC". Nela um ator interpreta o PC, numa alusão ao tio Bill(dono da MS). Recentemente numa entrevista à um Podcast, o entrevistador perguntou ao Bill o que ele acha do ator interpretando ele e a resposta foi linda, não vou nem comentar muito, é melhor copiá-la na integra:

GARFIELD: I want to ask you one more thing: Those Mac ads -- how do you feel about the John Hodgman character?
GATES: I can't comment on someone else's ad.
GARFIELD: OK… but he's you.
GATES: Yeah, I'm not gonna comment on someone else's ad.
GARFIELD: OK, well, Bill Gates, thank you so much for joining us.
(Silence)
GARFIELD: Can I just have a clean goodbye?
(Silence)
GARFIELD: OK, can you just say goodbye? Thank you or goodbye or something like that?
GATES: Goodbye.
Você gostaria de ser tratado assim? Ficaria feliz ao saber que o dono da empresa do seu SO(Sistema Operacional) faz essas grosserias? E sabia que a imagem do chefe reflete diretamente em como os empregados irão trabalhar? Logo, se um dia você precisar de uma assistência técnica, será assim o tratamento.

Para piorar ainda mais o lado da MS, Steve Balmer(CEO da MS) deu uma péssima declaração(na minha humilde opinião foi causada por uma homérica dor de cotovelo). A declaração era sobre o Google(mecheu com o Google, mecheu comigo, morow?). Agora você entende porque piorou ainda mais, né? ;)
Ele disse que o Google vive o mesmo momento que a MS viveu no final dos anos 80, isso eu até concordo, mas vale lembrar que o Google é uma empresa honesta e que nunca roubou nada de ninguém, né Tio Bill? Porém, ele também citou o fato do Google estar expandindo seu time de colaboradores "insanamente"(palavras do Balmer), dizendo que a MS demorou quase 3 décadas para ter o time que tem e que o Google não deveria fazer isso em pouco tempo. Cá entre nós, será que o Google não tá roubando engenheiros e programadores da MS? Vai saber...
Ele poderia ter parado por aí, mas infelismente continuou dizendo que é erro dar aos funcionários 20% do tempo para projetos pessoais.
"Reunir programadores para fazer o que quiserem não cria necessariamente valor para os consumidores. O Google faz muitas coisas engraçadinhas. Mas nós também o fazemos. Temos iniciativas na área de robótica, por exemplo", disse Balmer.
Ele disse mais coisas, mas fico com vergonha de reproduzir.

Para manter a imparcialidade, irei falar algo legal sobre a MS.
No Plantão INFO dessa semana saiu um artigo falando da tecnologia de reconhecimento de imagem da MS. Você, leigo(e com preguiça de ver o link), está se perguntando o que raios seria isso. Titio aqui te explica: você tira a foto de um lugar na cidade, manda pra MS, eles procuram no banco de dados(caso a sua cidade seja cadastrada) e retorna para você o mapa de onde você está. Legal, não? Eu fiquei impressionado. Sério, nunca imaginei tal coisa vindo da MS. O código para fazer isso, caso realmente funcione, deve ser algo monstruoso.

Mas dá pra confiar na MS? Dê sua opinião, caro leitor.
[esse final ficou mega clichê, Dios meu...]

4 comentários:

Saulo Pratti disse...

Fofoca nerd, que maravilha!
Te falar que não deveria confiar em ninguém, mas pelo menos o Google tem uma relação mais "amigável" com os usuários, e olha que eu nunca vi os chefões do Google falando.

Leleco disse...

"Cá entre nós, será que o Google não tá roubando engenheiros e programadores da MS? "

Será não, é fato! Inclusive um dos seniors devel da ms está SEM EMPREGO no momento. Porque a MS tem no contrato que o cara ao sair da MS nao pode trabalhar em outra empresa de software por 1 ano (logo ele está tirando ferias), o google está dando ferias remuneradas até o tempo passar, parece que ele vai entrar na area de TI no google.

a nota saiu em meados do ano passado, inclusive no The Inquirer.

falem o que quiserem mas infelizmente eu nao troco pc+win por nada. nao tem Rhinoceros pra Mac nem Linux, =/. mas bem que eu gostaria de me ver livre disso.

Unknown disse...

Tudo bem, Microsoft é uma bosta, não consigo acreditar que a empresa mais... influente?... do mundo 'desenvolve' softwares ridículos como Internet Explorer e Notepad, mas uma coisa que não podemos negar é que Tio Bill foi o responsável pela popularização da informática numa época que ninguém acreditava nisso. Largou a faculdade de Direito em Harvard faltando 1 ano pra confiar na idéia dele e ficar 94958349nário, maior nerd rebelde sacas hehe. Podem falar que outro cara faria isso cedo ou tarde, melhor ou pior, mas quem fez foi ele, ninguém vai mudar isso. Ainda assim não dá pra acreditar como a Microsoft consegue atualmente fazer coisas de tão baixo nível, tinha tudo pra ser a melhor e mais adorada empresa de informática do mundo. Parece que o pessoal que manda na MS não tem noção nenhuma do que tão fazendo... parece que não são usuários também. Melhoraria muito coisa se o pessoal lá tivesse apenas um pouco de bom-senso. Quer ver um exemplo simples? Tem coisa mais ridícula do que aquele tema azulão do Windows XP? Não dá pra acreditar que alguém aprova essas coisas. Daqui a pouco vou ter até que usar a alta popularidade do centopedia pra ensinar o resto do mundo como tirar aquele troço azul e botar o estilo clássico. hehehe

Jules disse...

eu só uso o estilo classico, black and white, e to quase implementado em python alguns add-ons, mas ainda nao sei se o windows vai aceitar de bom grado...