Notepad--

Os usuários mais 'descolados' que descobrem as vantagens de se usar o Notepad para manipular texto acham graça ao verem um pobre usuário comum utilizando o Word para guardar com carinho em uma pastinha particular suas anotações, textos, curiosidades, etc. Meu pai mesmo faz isso e nem quer saber de outras opções. Aquilo simplesmente funciona, para ele. Não adianta forçá-lo, pois argumentos não faltariam: não cola imagem, não bota negrito, perde a configuração do texto original... E ele tem razão, um editor de texto simples nunca o atenderá. O grande problema é que esses usuários mais 'descolados', que acham que sabem tudo, botam na cabeça que determinado software é o melhor de todos e se esquecem de analizar o que ele realmente tem a oferecer. Muitos nem sabem exatamente o que querem de um software, mas já saem soltando frases de impacto como 'é simples', 'é rápido', 'não preciso de mais nada', 'me atende', entre outras afirmações padrão. Tá certo que um simples editor de texto sem formatação de tags e estilos não requer grandes funcionalidades, porém algumas são essenciais e (muitas) outras seriam ótimas adições para otimizar as coisas. Não vou ficar procurando mesquinhamente pontos negativos no Notepad para fazer o meu showzinho particular. Nem preciso perder o meu tempo com isso. Vamos apenas pensar um pouco. A única função do notepad é manipular textos, concordam? Ele não serve para nada mais do que editar texto, não é? Então me diz por que diabos esse programa não me permite desfazer gradualmente os erros que fui cometendo enquanto escrevia. Gostaria de entender isso. Será que o meu veio com defeito de fabricação? Quero só ver alguém me explicar o porquê de um editor de textos que não edita, pasmem, o texto. É, realmente as pessoas não têm muito a noção das coisas. Simplesmente lamentável.

Sem mais delongas, apresento-lhes a auto-entitulada evolução do Notepad, o Notepad++






GNU-free-open-source, suporta qualquer sintaxe de programação normal (com highlight personalizável), split screen, sintaxe 'folding' (isso mesmo, agrupa blocos de código), tem abas (algo essencial hoje em dia)... Te garanto que tem tudo o que você precisa e mais um pouco. Se não tiver é porque você não achou. E se realmente não tiver, é só recomendar lá no forum ;)

Ah, outra coisa que eu gosto bastante é isso aqui ó



Ele marca os espaços em branco com esse pontinho, quem programa (principalmente em python) sabe como isso é útil. Mas nem vou ficar citando tudo que ele faz, pra isso tem o site oficial. Vou aproveitar o espaço pra dar umas dicas de coisas que eu faço, que apesar de aparentemente idiotas, e de realmente idiotas, têm bastante efeito. Primeiro reparem que eu uso a fonte Fixedsys, devo ser um dos únicos hoje em dia =(. Então, escolham uma fonte que agrade a sua vista, isso faz total diferença. Bom, ouvir dizer que na NASA é procedimento padrão sair anotando tudo, tudo mesmo. Pensou em algo, anota. Viu algo, anota. Parece idiotice, mas funciona. O que eu fiz é criar determinados arquivos .txt específicos, onde guardo um monte de info. É mais fácil explicar mostrando como funciona isso:

  • todo.txt - Pra anotar tudo que tenho que fazer, aprender, terminar, pesquisar e idéias, organizado por seções e tudo mais.
  • lixo.txt - Passo o dia inteiro com isso aqui aberto. TUDO que eu escrevo no computador vai parar ali, seja um form na internet, um email que to escrevendo e provavelmente não vou terminar, até mesmo esse post aqui. Ai quando não preciso mais do texto, vou deletando.
  • aleatorio.txt - Esse aqui é o mais engraçado. É bem estilo NASA mesmo, geralmente anoto umas palavras aleatórias e coisas sem muito sentido. Às vezes nem eu mesmo sei porque aquilo tá ali, mas tudo bem. O motivo é que você anota algo, ai meses depois você lê aquilo de novo, que te lembra de outra coisa. Ah, nem tem muito como explicar, só sei que funciona. Vai entender a psicologia das coisas...

O esquema é deixar criado esses arquivos, deixa no desktop mesmo pra ficar mais acessível. Vocês vão ver como irão usar isso sem perceber. Experimentem! =) Outra coisa básica - que muita gente não faz - é colocar o ícone do editor de texto naquele quick launch no taskbar. Não sei como as pessoas conseguem sobreviver sem isso, mas tudo bem.

E eu não poderia deixar uma oportunidade de fazer um trocadilho previsível e sem-graça passar em branco: "Comparado com o Notepad++, o Notepad está mais para Notepad-- mesmo."

Ah, e esse sim me permite desfazer os erros com um simples ctrl-z. Incrível, não?

6 comentários:

Jules disse...

sem dúvida é o meu preferido, nem os do linux(padrões, usados por todos) são tão bons! ;)

Unknown disse...

nha, nem tem graça recomendar programa de nerd pra um nerd =|

é demais, né julio? =)

Jules disse...

hahahahahaha

já o uso faz um bom tempo.

Anônimo disse...

I apologise, but, in my opinion, you are not right. I am assured. Write to me in PM, we will communicate.

Anônimo disse...

Quite right! I think, what is it excellent idea.

Anônimo disse...

Delete shis text plz. Sorry