Top 10 CDs que conheci em 2007.

Final de ano, sabe-como-é, tem que ter listinhas do que foi o ano, ainda mais pra quem vive na bloguesfera: tem que seguir o hype pra se manter no topo.
E nós, do Centopedia, não poderiamos ficar de fora dessas listinhas!

Trago procês o que de melhor ouvi este ano, notando-se que nem sempre o cd foi lançado em 2007, a regra é eu ter conhecido este ano.

So... here we go!

1) Radiohead - In Rainbows.

Um CD simples.
Simples? Cê tá doido, Júlio?

É, isso mesmo: S-I-M-P-L-E-S.
Logo explico: é um cd do Radiohead, logo tem todos aqueles barulinhos super legais que eu adoro, mas mesmo assim não é algo "assustador", por assim dizer, para uma pessoa comum ouvir, o cd consegue mesclar isso de uma forma incrivel fazendo com que ele mereça um espaço nessa listinha.
Tomara que eles venham ao Brasil em 2008 como se especula. =D


2)
Julie Doiron / Okkervil River Split EP.

Este EP de Julho de 2003 eu ouvi ontem, foi parte de um presentinho de natal super bacana. A leveza canadense da Julie Doiron eu já conhecia, mas o tal do Okkervil River e seu alt-folk era totalmente desconhecido.
Por que este EP está aqui?
Porque contém Snowfalls In November e uma versão super engraçada de Sweetest Eyes(When You Laugh) cantada pela Julie e seus filhos, além das músicas folks bacanosas do Okkervil(sendo que uma é cheia de gritarias e violões e violinos e afins, coisa de doido).


3) Bright Eyes - I'm Wide Awake It's Morning.


Conor Oberst é a razão de eu gostar bastante do Bright Eyes. Não conhece?
Titio explica: ele é um puta multi-instrumentista que tinha uma bandinha qualquer chamada Desaparecidos, a qual eu sou um puta fã, e acho que ele tinha que largar o Bright Eyes e voltar com o Desaparecidos...
Bright Eyes é o lado introspectivo, calmo, bonitinho do Conor, e este cd tem Land Locked Blues como minha faixa favorita.
Além disso, o cd é recheado de sonzinhos calmos, violõezinhos, e mais um monte de texturas tão agradáveis quanto esta capa bonitinha aí do lado.

4) Anathallo - Floating World.


Um CD de uma banda com zilhões de instrumentos baseado num conto de fatos japonês.
É disso que se trata esse CD.

E antes que você pense: que merda é essa?, devo dizer que, apesar de parece estranho, é bastante agradável ouvir milhões de barulhinhos gostosos, com uma voz melosa, ora em japonês, ora em inglês.

É terapeutico, sabia?


5)
65daysofstatic - The Destruction of Small Ideals.


Barulhinhos eletronicos, guitarras mega distorcidas e uma bateria super precisa, o que mais eu preciso dizer sobre eles?

Foi O album de rock instrumental de 2007, e não se fala mais nisso!

Além de ser ótemo para dias de cão, como hoje. ;)





6) Sufjan Stevens - Illinois.

Illinois é um album conceitual em homenagem ao estado de Illinois, que faz parte de um projeto do Sufjan de fazer um cd em homenagem a cada um dos 50 estados dos EUA(o cara é pirado!).
Tirando este fato e de que os nomes das músicas ocupam umas duas linhas fácil(o cara tem problemas...), o cd é uma delicia do chamado indie-folk.
Indie-folk?
Eu explico: seria violãozinho com toques sutis de coisas "estranhas", tipo uma flauta, piano, horns, banjo, oboe...
No final, dá uma música suave, bonitinha, otimo pra ouvir com aquela gatinha exxxperta. ;)

7) Rivers Cuomo - Alone: The Home Recordings Of Rivers Cuomo.




Poxa... sou fã do cara e do weezer, logo...

Além de que, já falei bastante no post anterior e tô com preguiça de me repetir! ;)






8) Death Cab For Cutie - the john byrd ep.

John Byrd é o nome do engenheiro de som da banda(that's so sweetie) e uma das coisas que eu gostaria de ser quando crescer é ser engenheiro de som.
Tirando o comentário non-sense acima, foi dificil escolher UM cd deles dos que baixei nos últimos dias(baixei a discografia toda :x), mas no chute foi esse!
Chute?
Nah... foi esse porque ele é gravado ao vivo(e eu sempre gosto de materiais ao vivo), mostrando como a banda realmente é num palco, e pelo que está neste EP, eu iria ficar um tanto quanto feliz ao vê-los tocando ao vivo... =D

9) Phoenix - It's Never Being Like That.

Eu confesso que conhecia apenas um cd deles, e só o conheci por causa de uma música presente na trilha sonora de Lost In Translation(um dos meus filmes preferidos, a proposito).
Umas semanas atrás tomei vergonha na cara e procurei por eles no mininova(já que o Demonoid foi pra saco, malditos americanos...).
Pra minha total surpresa, o Phoenix tá mais rockeiro, o que fez do som deles ainda mais viciante, porque rock+pegada funky dançante = cd no repeat. ;)
Ouça sem parar!
*sempre quis usar essas frases feitas de reviews de cds*

10) Foo Fighters - Echoes, Silence, Patience And Grace.

Foo Fighters.

Preciso explicar mais?

Depois do ótemo In Your Honor e da violeira sagaiz do Skin And Bones, Dave Grohl e sua trupê encontra a sintonia perfeita e faz um dos melhores cds de 2007.

Fico sem graça de enumerar alguma música aqui, mas só o clipe de The Pretender, primeiro single deste CD, já diz a que a banda veio, ou seja, chutar a bunda das demais bandas de rock modinhas. :P

Eu não gosto de ficar passando adiante essas coisas de lista, mas se meus companheiros de Centopedia(gugu e emosaulo) puderem fazer o favor de postar uma lista deles eu ficaria agradecido, bem como a señorita Paula Maria(que eu creio que ainda lê isso aqui) pudesse compartilhar com o resto do mundo o que ela ouviu de bão em 2007, eu ficaria feliz em ler.
E se você, querido leitor, quiser participar, coloca sua lista nos comentários. ;)

p.s.: cds dispostos de forma completamente aleatória(como se pode ver com o Foo Fighters ocupando a "última" posição da lista), mas o In Rainbows do Radiohead levava o primeiro lugar fácil fácil...

4 comentários:

Saulo Pratti disse...

Legal que nosso gosto musical mó combina, heheh.
Foda que são tantos discos que eu nem lembro direito, mas vou tentar fazer :D

Pí Ême. disse...

Fiz minha lista.
Mas tava bem sem saco de colocar mil links.
Acho que depois eu edito a postagem.
Se meu computador colaborar... Claro.

enfim, feliz08.
Espero que goste da lista!


;*

Anônimo disse...

Muito legal esta idéia das coisas boas que você descobriu.

Eu acrescentaria o Georgie James ao grupo!
=D

Ovelha disse...

Atualizar ae!